Translate

domingo, 12 de abril de 2015

Foz do Iguaçu: Dicas gerais e primeiras impressões

Vou começar dando dicas da nossa última viagem que foi para a cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, no carnaval de 2015. Sempre começamos a pesquisar a viagem de carnaval em meados do ano anterior, pois assim conseguimos bons preços de passagem e hospedagem. Dessa vez não foi diferente, conseguimos passagens bem baratas pela Gol e decidimos conhecer as Cataratas do Iguaçu, indicada como uma das 7 maravilhas da natureza, local bem famoso internacionalmente e que estava na minha listinha há tempos mas que sempre acabava ficando para próxima. Nossa viagem foi de sábado a quarta-feira, tempo suficiente para fazer tudo que planejamos. Acredito que 4 dias são suficientes para a cidade.

A cidade é pequena e tem aproximadamente 260 mil habitantes e me pareceu bastante limpa, organizada e segura, não vimos nenhum morador de rua. O trânsito fluía bem sem grandes congestionamentos com ruas bem largas, a não ser perto da entrada dos parques que ficava bem movimentado. No geral, achamos a cidade bem cara em relação aos passeios e restaurantes.

Para hospedagem, escolhemos o Hotel Íbis que também estava num preço ótimo e super recomendo. Fica localizado no Centro que é o melhor lugar para se hospedar, na minha opinião, perto de bares, restaurantes, lojinhas e mercados. O hotel foi inaugurado no final de 2013 é está bem novinho, com preço justo, frigobar, banheiro bom e wi-fi que funciona muito bem no quarto. O café da manhã e estacionamento são pagos à parte.

Para se locomover pela cidade você tem a opção de alugar um carro, andar de táxi ou ônibus. Nós decidimos fazer os passeios com um taxista indicado por um blog amigo. Achamos que foi um ótimo custo-benefício levando em consideração que estávamos em 4 pessoas, além de não termos que nos preocupar com os trajetos nem estacionamento. Além disso, sendo táxi, ele conseguia passar na fronteira da Argentina sem ter que pegar a fila de carros de passeio que estava bem grande todas às vezes que a cruzamos. Para alugar um carro para ir pra Argentina, você precisa ter um seguro chamado Carta Verde. Depois de muito pesquisar nenhuma operadora nos passou confiança de como obtê-lo, então, por esse motivo também, decidimos não alugar carro.

Quanto ao clima, fomos em fevereiro e estava bem quente todos os dias, inclusive à noite. Sugiro passar protetor solar, levar um chapéu e beber bastante água nos parques.

Em relação à moeda, sabíamos que o Parque Iguaçu, do lado argentino, só aceitava pagamento em espécie da moeda local, ou seja, em pesos argentinos. Então trocamos alguns pesos aqui na nossa cidade, o suficiente para a entrada do parque, e o restante passamos no cartão, já que dentro do parque é permitido. O câmbio lá é bem desfavorável em relação ao tradicional, por isso já leve os pesos da sua cidade.

Chegando à cidade, optamos por pegar um táxi agendado com um senhor com quem iríamos fazer os passeios. Do aeroporto ao hotel levou uns 25 minutos. Nos próximos posts contarei sobre os passeios que fizemos por lá.