Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Porto de Galinhas: minha segunda vez na Vila

Uma pausa nos posts da Europa para contar da viagem que fizemos no último feriado de 07 de setembro para um lugar que eu amo: Porto de Galinhas, em Pernambuco, uma praia localizada no município de Ipojuca, a aproximadamente 50 km da capital.
No período de escravidão no Brasil, a praia era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no Nordeste. Na maioria das vezes, os escravos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas-d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase “tem galinha nova no porto”. Assim, a praia de Porto Rico, como era chamada inicialmente, ficou conhecida como Porto de Galinhas.
Essa foi a minha segunda vez na cidade, a primeira foi em novembro de 2006. Dos lugares que conheci do Nordeste, Porto de Galinhas é um dos meus preferidos, e o principal motivo é porque ela não é uma capital e sim um vilarejo pequeno, aconchegante e muito bonitinho. Suas ruas de paralelepípedo, o calçadão com suas lojinhas de artesanato, bares e restaurantes e suas praias de águas cristalinas e quentinhas me encantaram.

Voamos de Gol, onde resgatamos umas milhas que estavam para vencer, e o destino que estava com o menor número de milhas para resgate de passagem foi Recife, por isso a escolha do lugar!! Como meu marido ainda não conhecia, foi uma ótima oportunidade para retornar.

Como o aeroporto fica em Recife, reservarmos um translado indicado pela Pousada no valor de 300,00 o carro, ida e volta. Decidimos não alugar um carro, já que estava saindo mais caro do que a soma dos passeios e do translado.

Na minha primeira visita à cidade, fiquei hospedada na Pousada Ecoporto, em Merepe, a 2 km da Vila. A pousada era ótima com piscina, o café da manhã delicioso, o quarto muito bom, com varanda de frente para o mar, além de TV e ar condicionado. Recomendo!
Foto retirada do site do hotel
Pelo que eu pude perceber, a maioria dos hotéis mais afastados do Centro tem uma infraestrutura melhor e são praticamente todos de frente para o mar. Os da Vila (Centro) são mais simples, porém mais perto do movimento, dos restaurantes e lojinhas. Eu indicaria para viajantes em lua de mel ou em viagem mais romântica se hospedarem numa praia mais afastada do Centro, onde os hotéis oferecem piscina, vista para o mar, serviços de restaurantes, etc. Caso contrário, se hospedar na Vila é uma ótima opção, já que lá também tem boas pousadas.

E para essa minha segunda estadia, optamos por nos hospedar num hotel na Vila, já que eram poucos dias e não íamos aproveitar tanto o hotel. Conseguimos reservar pelo Booking uma pousada simples, com um bom preço, a Pousada Portomares, por três noites.

A pousada é muito bem localizada, numa rua atrás da vila, mas ela é bem simples e está precisando de uma reforma nos quartos, apesar de ter TV, ar split, frigobar e banheiro com blindex.

O café da manhã é bom, com frutas, pães, bolo, frios, sucos, iogurte, cereais, ovos, macaxeira, batata doce, tapioca feita na hora, etc.
A área comum é toda rústica e colorida, bem bonitinha. A pousada oferece grátis para os hospedes uma garrafa de água de 2 litros por diária, e acessórios de praia como cadeiras, macarrão, frescobol e toalhas, essa última pelo valor de dois reais. Os funcionários são muito prestativos e atenciosos, reservaram todos os passeios que queríamos bem rapidinho. Tirando a questão dos quartos, nada a reclamar, foi tudo ótimo.
Da primeira vez que estive na cidade, em 2006, fiquei mais tempo, e por isso fiz dois passeios que não fiz desta vez. Vou falar um pouquinho deles aqui.

O primeiro foi até Cabo de Santo Agostinho, que fica a 50 km de Porto de Galinhas. Alugamos um carro e seguimos até o Circuito histórico, na Vila de Nazaré, onde ficam o cemitério, as ruínas do Convento Carmelita e a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, com um belo mirante. Depois fomos conhecer a Praia de Calhetas, em formato de coração, considerada uma das melhores da região.
E o segundo passeio foi um City tour a Recife e Olinda, que fizemos com uma agência passando pela Praia da Boa Viagem, bairros coloniais, igrejas, pontes, Marco zero, Palácio da Justiça, Teatro de Santa Isabel, Palácio do Governo e Casa da Cultura. Em Olinda, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, subimos pelas ruas estreitas de casas coloridas até o Alto da Sé, de onde se tem a vista mais bonita de Recife, visitando a Igreja da Sé e a Praça. Para quem tiver mais tempo na cidade, recomendo esses passeios.

Em breve contarei dos restaurantes e dos passeios que fizemos na Vila.