Translate

sábado, 5 de março de 2016

Carnaval 2016 em Trancoso, Bahia

Como já comentei por aqui, gosto de aproveitar o feriado de carnaval para viajar e costumo pesquisar o destino com certa antecedência, já que nesta época os preços são sempre altos. Em meados do ano passado, comecei minhas buscas com a minha listinha de prováveis destinos.

Confesso que já encontrei passagens bem caras para a minha primeira opção, que era internacional, acho que devido à alta do dólar. Então, procurando destinos brasileiros, achei preços razoáveis para Porto Seguro. Como não tinha interesse em passar o carnaval na cidade por causa do agito, vi que Trancoso ficava à uma hora de carro de lá, e assim o destino foi decidido.
Trancoso é distrito de Porto Seguro, no litoral sul do estado da Bahia. De acordo com o IBGE, sua população é em torno de 10.000 habitantes, possuindo quase 5.000 domicílios particulares.

Para quem curte um lugar calmo, sossegado, ambiente agradável com boa praia e ótima gastronomia para passar o carnaval, Trancoso é o lugar certo. Ficamos impressionados como a Vila não fica cheia durante o feriado. O único ponto negativo é que os preços são bem altos.
Ficamos 5 noites na Vila e voamos de Gol com escala na ida e na volta, já que Porto Seguro não tem voos diretos do Rio de Janeiro. Tudo ocorreu bem, sem grandes atrasos, apesar de um falso alarme que o voo atrasaria e perderíamos nossa conexão para o Rio, rs.

Para chegar ao vilarejo reservamos com a pousada onde nos hospedamos, o Translado de ida e volta que custou R$200,00, cada trecho, com o Taxista Gean, contato: geanvieira63@gmail.com (acho que ele faz todos os translados da cidade, rs).

Na ida fomos pela estrada, que não é muito sinalizada e durou aproximadamente uma hora. Na volta, viemos por Arraial d´Ajuda, atravessando de balsa para Porto Seguro, já que a estrada estava com manifestação, segundo os moradores. O tempo foi o mesmo.
Na Vila existem inúmeras pousadas para todos os gostos e preços. A beira da Praia é possível encontrar pousadas mais sofisticadas e caras. Próximo ao Quadrado vimos muitas Hospedarias, que são quartos alugados, e também muitas pousadas.

Pesquisamos bastante já que nesta época os preços são caros e encontramos a Pousada Jardim das Margaridas, localizada a alguns minutinhos caminhando do famoso Quadrado e das praias. A pousada foi um ótimo custo beneficio, nós adoramos tudo.
Ela é uma pousada simples e rústica, como a maioria das hospedagens por lá, mas super receptiva, em meio à natureza com uma paz incrível. Os donos, um casal de franceses, são super atenciosos com os hóspedes. A área externa tem um grande jardim com uma linda piscina, além de sala de TV, varandões com redes e um bar.
O café da manha é muito gostoso e bem variado, com a maioria dos itens feitos por lá, como pães, bolos, tortas, iogurte natural, sucos, tapioca, dentre outros.
Ainda há o café da tarde, que é servido bolo, café e biscoitinhos. Tudo delicioso!!!
O quarto também é rústico e muito aconchegante com TV, ar split, ventilador de teto, cofre e frigobar. O ponto negativo foi que o wi-fi só pegava nas áreas comuns. Em minha opinião, uma sugestão quanto ao quarto é que poderia ser instalado um blackout na cortina, já que ela é muito fina e a claridade é bem grande pela manhã, atrapalhando o sono.  Fora isso a pousada é linda e ótima, super recomendo!!
A noite, apesar da pousada ser pertinho do Quadrado, uns 5 minutos caminhando, ela disponibiliza uma van para levar e buscar os hóspedes de 30 em 30 minutos ao Quadrado. Da praia, ela fica a 10 minutos de caminhada.

Em breve contarei sobre as praias, o famoso Quadrado e a Gastronomia local. A partir de Trancoso, conhecemos Caraíva, Praia do Espelho e Arraial d´Ajuda, que serão assuntos para outros posts.