Translate

domingo, 2 de abril de 2017

Curaçao: as praias de Westpunt

Para o nosso segundo dia em Curaçao programamos de irmos a Westpunt, onde ficam as praias mais afastadas do Centro. Fomos até o aeroporto, na loja da Avis pegar o carro alugado (que não conseguimos pegar na noite anterior por conta do horário tardio de chegada do nosso voo) e tentamos instalar o GPS que levamos, mas, para nosso azar, ele não funcionava, rs. Acho que é preciso atualizar o mapa e nós nem pensamos nisso antes. Ainda bem que isso não foi problema. A ilha é pequena, com poucas vias e com constantes placas de sinalização. Nos perdemos poucas vezes por lá.
Com o mapa em mãos e seguindo as placas, seguimos pela via principal sentido Westpunt, o que levou aproximadamente 40 minutos, percorrendo em torno de 45 km até a última praia na ponta da ilha. Todas as praias deste lado são públicas, tem estacionamento gratuito, são mais vazias e maravilhosas, com águas calmas, lindas e cristalinas.
primeira parada foi na Playa Kalki, que já nos surpreendeu com o seu tom de azul. Esta é uma praia voltada para mergulho e snorkel, com muitas pedrinhas e uma plataforma que leva mais ao fundo do mar. No local há um bar/lanchonete e loja para aluguel de equipamentos.
segunda praia é a Playa Forti, uma praia pequena e praticamente vazia e sem estrutura, mas também linda e com um azul perfeito. Do mirante se tem uma linda visão da praia. Paramos apenas para as fotos e seguimos para a próxima.
Seguindo pela estrada já no sentido Centro, chegamos à terceira, a Playa Kenepa Chiki, uma praia pequenina e linda. Ela estava bem vazia e encontramos cadeiras e guarda-sol disponíveis (que são pagos, mas ninguém nos cobrou e só fomos descobrir na próxima praia, rs) e decidimos passar uma horinha por ali e dar um mergulho.
Ao lado, fica a quarta praia que conhecemos, a Playa Kenepa Grandi, umas das praias mais lindas da ilha, na minha opinião. A entrada da praia é por cima, e logo depois do estacionamento podemos avistar um mirante maravilhoso de onde se tem uma visão total da praia e do mar numa cor incrível de azul.
Por ali decidimos passar boa parte do nosso dia. Alugamos duas cadeiras por USD 3 cada (o ticket do aluguel destas cadeiras também vale para a Kenepa Chilli) e ficamos descansando nas sombras das árvores. Na praia há uma pequena lanchonete que vende bebidas e algumas poucas opções de lanches.
Já no fim do dia fomos conhecer a Playa Jeremi, que pelo que vimos é ótima para crianças. Ela é pequenina e não tem estrutura de cadeiras ou bar.
A última praia do dia foi a Playa Lagun, que como o nome já diz, lembra uma lagoa por ter suas extremidades bem demarcadas, com águas calmas. Muitos barquinhos ficam por ali ancorados.
Ainda deu tempo de conhecermos o Centro de Curação de dia. Willemstad, a capital do país, é divida em Punda e Otrobanda, dois bairros separados por um canal e ligados através da Ponte Emma Queen, que é somente para pedestres e móvel, dando passagem para navios e barcos em determinados dias e horários. Quando a ponte fecha, um barquinho faz a travessia dos pedestres sem custo.
Esta área na beira do canal e mar é super fofa e cheia de casinhas coloridas, remetendo à arquitetura holandesa, onde funcionam bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de grife como a Tommy, e lojinhas de souvenir. Algumas ruas são de acesso exclusivo para pedestres. É por ali também que ficam os letreiros Curaçao e Dashi.
O Porto da cidade fica em Otrobanda, onde muitos cruzeiros fazem paradas. Inclusive havia um ancorado.
Já era fim de tarde quando voltamos para o hotel e ainda conseguimos pegar um lindo entardecer e aproveitar um pouquinho a piscina do hotel.
À noite retornarmos à Punda, numa caminhada de aproximadamente 10 minutos do nosso hotel, para comer alguma coisa. Sentamos em um dos bares em frente aos letreiros.

Acompanhe abaixo todos os posts desta viagem: